Movimento - Ginástica Sensorial

Educação perceptiva

 

É uma terapia gestual que compreende diferentes formas de trabalho em movimento.

Através dos esquemas associativos, novo conceito da Biomecânica Sensorial, o terapeuta/pedagogo ajuda o paciente a desenvolver a percepção do seu próprio corpo em movimento. A Ginástica Sensorial é a base da recuperação dos gestos limitados e de uma reeducação fisiológica do corpo, sobretudo nas suas funções articulares. Como restabelecer um funcionamento coerente.

O Movimento Codificado, coreografia de exploração das possibilidades dinâmicas do corpo, é o suporte  da aprendizagem e do desenvolvimento corporal, que permite, através   um treinamento progressivo de inúmeras sequências, dinamizar amplas possibilidades de movimento do corpo.

Este desenvolvimento especifico  da consciência corporal através esta percepção interna  do seu próprio movimento é particularmente útil aos diferentes artistas, performers e esportistas na pesquisa de uma expressão mais livre e autêntica, mas também aos fisioterapeutas para praticar uma reeducação e tornar o corpo do paciente mais consciente.

 

A introspecção sensorial

 

É um protocolo da  meditação de plena presença que permite desenvolver a percepção de si através da relação entre sua imobilidade externa e seu movimento interno. O terapeuta em treinamento ou o aluno e mesmo o paciente descobrem o seu próprio mundo interno ao serviço da percepção de si e do outro.

Graças ao treinamento perceptivo o sujeito entra em relação com o seu próprio mundo sensível.

Os objetivos permitem uma eficiência na gestão do estresse, no domínio da saúde, no sistema cognitivo e no desenvolvimento do seu próprio conhecimento.