O Movimento
A Educação Perceptiva
A percepção não é uma coisa definitiva, ela evolui durante a nossa vida, mas ela é limitada em função das nossas próprias dificuldades ou tipologias psíquicas.
Enquanto a percepção necessita de uma educação, de uma aprendizagem para desenvolver a sua plena potencialidade. Perceber uma dinâmica dentro do nosso corpo não é uma facilidade, precisa de um aprendizado. Por enquanto, perceber uma evolução durante uma ação terapêutica ou gestual, necessita uma atenção e uma orientação especifica para enriquecer nossa percepção.
Da mesma maneira, executar um gesto necessita uma atenção a diferentes componentes que permitem revelar percepções inabituais, escondidas à nossa consciência habitual. Por esta forma de presença mais ou menos contínua, elementos escondidos à nossa atenção cotidiana revelam-se, abrindo novas possibilidades perceptivas e evolutivas.
Assim, através da terapia gestual ou ginástica sensorial entramos progressivamente em relação com a interioridade do corpo em movimento.
A percepção desta dinâmica interna, habitualmente desconhecida, permite acesso a outra referência do interior vivente.
Através várias ferramentas da terapia manual, da ginástica sensorial ou da meditação plena presença, o Prof Dr. Dans Bois criou um novo método de abordagem do indivíduo: a Somato-psicopedagogia, denominada no Brasil: Educação Perceptiva do Movimento.
Essas abordagens fazem parte das práticas do Sensível, criadas pelo Dr. Danis Bois e que ele nomeou a Filosofia do Sensível, se tornando assim um novo paradigma, o Paradigma do Sensível.
Nesta filosofia prática ele criou denominações especificas que fazem parte dos conceitos do método e são utilizados nos diferentes congressos e conferências internacionais sobre o nosso trabalho.
Esses conceitos originais e protegidos são ensinados nos diferentes cursos de Terapia manual, de Ginástica Sensorial e Meditação plena presença, constituindo um método coerente e amplo de desenvolvimento das possibilidades terapêuticas das pessoas e da evolução das suas próprias consciências.
O objetivo destas pesquisas ampliam, através das diferentes ferramentas, uma eficiência na gestão do estresse, no domínio da saúde, no sistema cognitivo e no desenvolvimento do seu próprio conhecimento.