O Movimento 

 A Educação Perceptiva

 

A percepção não é uma coisa definitiva, ela evolui durante a nossa vida, mas ela é limitada em função das nossas próprias dificuldades ou tipologias psíquicas.

Enquanto a percepção necessita de uma educação, de uma aprendizagem para desenvolver a sua plena potencialidade. Perceber uma dinâmica dentro do nosso corpo não é uma facilidade, precisa de um aprendizado. Por enquanto, perceber uma evolução durante uma ação terapêutica ou gestual, necessita uma atenção e uma orientação especifica para enriquecer nossa percepção.

Da mesma maneira, executar um gesto necessita uma atenção a diferentes componentes que permitem revelar percepções inabituais, escondidas à nossa consciência. Por esta forma de presença mais ou menos contínua, elementos escondidos à nossa atenção cotidiana revelam-se, abrindo novas possibilidades perceptivas e evolutivas.

 

 Assim, através da terapia gestual ou ginástica sensorial entramos progressivamente em relação com a interioridade do corpo em movimento.

A percepção desta dinâmica interna, habitualmente desconhecida, permite acesso a outra referência do interior vivente. 

Através várias ferramentas da terapia manual, da ginástica sensorial ou da meditação plena presença, o Prof Dr. Dans Bois criou um novo método de abordagem do indivíduo: a Somato-psicopedagogia, denominada no Brasil: Educação Perceptiva do Movimento. 

Essas abordagens fazem parte das práticas do Sensível, criadas  pelo Dr. Danis Bois e que ele nomeou a Filosofia do Sensível, se tornando assim um novo paradigma, o Paradigma do Sensível.

Nesta filosofia prática ele criou denominações especificas que fazem parte dos conceitos do método e são utilizados nos diferentes congressos e conferências  internacionais sobre o nosso trabalho.

Esses conceitos originais e protegidos são ensinados nos diferentes cursos de Terapia manual, de Ginástica Sensorial e Meditação plena presença, constituindo um método coerente e amplo de desenvolvimento das possibilidades terapêuticas das pessoas e da evolução das suas próprias consciências.

O objetivo destas pesquisas ampliam, através das diferentes ferramentas, uma eficiência na gestão do estresse, no domínio da saúde, no sistema cognitivo e no desenvolvimento do seu próprio conhecimento.